terça-feira, 24 de maio de 2016

Vasco Mariz


Pouco antes de abandonar as aulas de piano, comecei a me interessar por Villa-Lobos, mas sentia falta de uma orientação para fruir melhor as obras. A cronologia das peças, os ciclos de Bachianas, Choros, peças para violão, os fatos biográficos - tudo parecia muito confuso para minha visão de adolescente. Foi então que descobri o livro Heitor Villa-Lobos, Compositor Brasileiro, de Vasco Mariz. Pude então me situar na produção do maior de nossos compositores e ao mesmo tempo desfrutar de uma leitura extremamente agradável, que muito me ensinava.

Passados vinte anos, tive a oportunidade de conhecer Vasco Mariz, por ocasião de seu mais recente lançamento, Retratos do Império. Levei o antigo livro de Villa-Lobos e contei-lhe minha história. Quando me perguntou por que eu havia parado de estudar piano, respondi com sinceridade: Um dia havia percebido que ainda faltavam pelo menos cinco anos para começar a tocar mal.

Ganhei então seus autógrafos e demos umas boas risadas.

Nenhum comentário: