sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Pintura tridimensional de Mario Vidal Lozano

 Matéria

     Os tons de branco e ocre estão presentes. Figuras lineares surgem em diferentes planos. A superfície torna-se texturizada e adquire um volume que abrange toda a composição. Estamos diante de uma tela de Mario Vidal Lozano.
          Na fase recente de sua criação predominam elementos compostos por traços orientados sobre um plano texturizado. Como a textura é resultado de outros elementos em menor escala, todo o conjunto trabalha para a produção da tridimensionalidade final que a obra possui. O relevo da superfície surge a partir de espessas camadas de pigmentos aplicados em curtos gestos que acompanham uma linha traçada no plano posterior. A incidência de luz dá então origem a uma intrigante associação de tons com minúsculas áreas sombreadas semelhante a uma pedra. Essa alusão aos relevos escultóricos define a obra de Lozano e justifica o emprego da paleta monocromática.
          O artista retomou recentemente as atividades após uma década sem produzir. Atualmente divide suas atividades entre a criação e o ensino na Escola Provincial de Belas Artes de Salta, Argentina, onde estudou quando jovem.


  Matéria  (detalhe)


Suena para un Himno

Nenhum comentário: