sexta-feira, 7 de maio de 2010

Michael Nyman - Piano, The Concert

Royal Philharmonic Orchestra
Piano : Peter Lawson
Violino e Regência : Jonathan Carney


     Piano - The Concert faz parte do restrito círculo de composições para cinema que conseguiram manter vida própria e se desvencilhar da categoria de trilha sonora. Usada em sua versão solista no filme de Jane Campion, a transcrição em moldes sinfônicos apresentada no cd impressiona pela participação ininterrupta do piano e emprego de efeitos rítmicos e harmônicos simultâneos. Em seus quatro movimentos divagações temáticas dividem espaço com repetições de frases por toda a orquestra, alternando passagens meditativas com momentos de profunda tensão. Romântico, sentimental, contemporâneo e provocador, esse é o tipo de concerto que agrada a vários segmentos de público sem, contudo, deixar de causar alguma estranheza nas primeiras audições. A interpretação da RPO peca pela falta de expressividade dos metais, mas o fato relevante é o alto nível do solista, que identifica inúmeras sugestões da partitura numa leitura sincera e apaixonada.
          Também escrita originalmente para o cinema, On The Fiddle para violino e orquestra explora contrastes produzidos pela inserção de temas enérgicos em andamentos lentos e dramáticos. Apesar da linguagem objetiva, seu caráter de programa a faz melhor compreendida a partir do argumento cinematográfico. O encerramento precipitado da composição no segundo movimento abandona, infelizmente, idéias que poderiam ter sido mais bem trabalhadas.
          Em Prospero's Books o vigor rítmico do segundo movimento remete a Stravinsky, mas o ecletismo da linguagem do compositor é tanto que a próxima seção se torna açucarada, divergindo das fascinantes sequências hipnóticas dos outros movimentos. O fim abrupto da peça em seu momento de clímax resulta num contraste aterrador entre a tensão acumulada e o silêncio repentino.
          O lançamento apresenta boa seleção de obras do compositor, ainda pouco divulgadas no Brasil. Nyman criou sua própria orquestra e escreve música das mais diversas qualidades. Até para videogame !

.

Nenhum comentário: