Biografia


Nasci em 18 de Dezembro de 1980, em Copacabana, Rio de Janeiro. Meu pai, graduado em História, começou a vida como jornalista e foi professor universitário por 20 anos. Minha mãe era secretária por profissão e exímia artesã. Cuidava da família e, com o crescimento dos filhos, passou a dedicar-se à Administração. Ambos valorizavam a cultura e o trabalho comunitário. Sou o segundo filho. Meu irmão Carlos dedica-se à Literatura e ao Cinema.
Tive uma infância modesta. Frequentei uma escola particular onde não havia incentivo ao crescimento individual. Minha paixão pela arte foi, portanto, um desenvolvimento pessoal e familiar. Nos fins de semana, meu pai lia Machado de Assis, Balzac, Proust, autores russos, e conversávamos sobre suas leituras. No início da adolescência, tirei seus antigos LPs da estante e em poucos meses já gostava de conversar sobre Bach, Mozart, Tchaikovsky e também Impressionismo, fruto das primeiras incursões pela pintura.
Passei a frequentar exposições, concertos, e, com a mesada, formava aos poucos minha coleção musical e de livros. Compensava, assim, o ambiente escolar pobre com o autodidatismo, o estudo de idiomas e também aulas de piano, atividade que deixei pouco antes de ingressar na universidade.
Na faculdade de Arquitetura, as aulas de História da Arte aprofundaram meu interesse pelo assunto e pouco depois surgia minha paixão pela Filosofia e Psicologia, a dedicação a cursos de especialização e à escrita.