sexta-feira, 7 de maio de 2010

Gottschalk - Fantasia sobre o Hino Nacional

Orquestra Sinfônica de Berlim
Regente Samuel Adler
Piano: Eugene List


     Gottschalk foi um exagerado. Regeu orquestras com centenas de músicos, trabalhou freneticamente e viajou sem parar. Suas obras foram inspiradas pelos hinos e canções dos países por onde passou. No Brasil conquistou a simpatia de D. Pedro II numa época de fortalecimento da identidade nacional e morreu em plena atividade criativa.
          A Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Brasileiro era divulgada internacionalmente por Guiomar Novaes. Arthur Moreira Lima procura manter a tradição, mas no repertório pianístico atual só ficaram as peças menores e exóticas do compositor. Uma pena.
          A estréia da Marcha Solene Brasileira em 1869 causou comoção. A vitória pendia para o lado brasileiro na guerra contra o Paraguai e uma obra patriótica dedicada ao Imperador surgiu no momento oportuno. Nessa versão para orquestra um tiro de canhão deixa clara a referência ao momento histórico. É uma criação de grande valor simbólico que está longe de fazer parte do imaginário brasileiro. Completam o programa a Paráfrase sobre árias norte-americanas e a Tarantela para piano e orquestra.
          O cd, curiosamente, é vendido apenas em lojas populares, supermercados, bancas de jornal e custa baratíssimo. Apesar disso, é altamente recomendado.

.

Nenhum comentário: