sexta-feira, 7 de maio de 2010

Guiomar Novaes: Concerto n.4 para piano de Beethoven

Orquestra Sinfônica de Viena
Regente : Otto Klemperer

     Aos 14 anos Guiomar Novaes foi a primeira colocada num concurso para o Conservatório de Paris. Presidiam o júri Debussy, Moskowsky e Fauré. Concluídos os estudos, projetou-se internacionalmente, primeiro na Europa, depois nos Estados Unidos, legando à posteridade memoráveis interpretações. Caracterizavam seu estilo a suavidade nas acentuações, uma beleza inconfundível no colorido de fraseados e a elegância insuperável na execução de rallentandos e arpejos quase etéreos.
          O Concerto para piano e orquestra em sol maior de Beethoven é a peça de abertura do cd. Finalizado em 1806, apresenta uma linguagem acentuadamente individual, distinta dos três primeiros, e lança as bases para o 5o, o Imperador.  No 1o movimento a exposição do tema é feita inicialmente pelo piano e desenvolvida pela orquestra. A reexploração do material numa cadência de moldes torrenciais e a imensa gama de sugestões são expostas pela intérprete num virtuosismo de absoluta coerência. O 2o movimento é a conciliação final após um diálogo de tensos contrastes entre solista e orquestra. O impacto resultante das intervenções orquestrais reforça ainda mais o caráter de Guiomar. De temperamento enérgico, o 3o movimento finaliza o concerto conforme a típica massa sonora de Beethoven.
          Na sequência, o espírito da transcrição do prelúdio em sol menor BWV 535 de Bach surpreende pelo distanciamento da partitura para órgão. Aqui todos os registros do instrumento são explorados simultaneamente a um emprego habilidoso do pedal. O desenvolvimento das sequências posteriores se faz em uníssonos de dinâmicas alternadas numa precisão obstinada e perturbadora.
          Em seguida Guiomar oferece uma leitura quase condolente da transcrição de Giovanni Sgambatti para Orfeu e Eurídice de Gluck. Ainda que de fácil interpretação, talvez seja o ponto alto do disco.
          Saint Saens, Brahms e novamente uma transcrição, agora de Beethoven, encerram este precioso documento que todos os amantes da música devem conhecer. Indispensável.

.

Nenhum comentário: