sexta-feira, 7 de maio de 2010

John Tavener - Protecting Veil ; Thrinos; Eternal Memory

Royal Philarmonic Orchestra
Regente : Justin Brown

     Tavener já era reconhecido por sua obra quando converteu-se ao Cristianismo Ortodoxo em finais da década de 1970. A partir de então voltou-se para a temática religiosa, situando-se no rol de compositores que se distanciaram dos movimentos de vanguarda, como Henryk Górecki e Arvo Pärt.
          Protecting Veil é baseada num relato de aparição da Virgem Maria em Constantinopla, no Séc X. Dividida em seções interligadas por um leitmotiv nos registros agudos do violoncelo, a obra é pontuada por um forte simbolismo de esperança. A linguagem orquestral explora características de escrita tradicional presentes em Vaughan Williams e Delius.
          Thrinos para violoncelo solo foi escrita em memória de um amigo e exprime imensa solidão e vazio. Seus longos fraseados descendentes receberam interpretação respeitosa e equilibrada.
          Eternal Memory utiliza material da peça anterior em contextos diversos. Alternadas por passagens otimistas e turbulentas, as seções introspectvas são agora dominadas por aspectos líricos. Uma aura de mistério ameaça prevalecer na conclusão da obra, que então se encerra reafirmando o tema principal.
          Tavener tornou-se figura popular e alguns o enxergam apenas sob o prisma comercial. Enganam-se. O comercial é só uma nuance de seu espectro.

.

Nenhum comentário: