segunda-feira, 25 de abril de 2016

Bossuet - Discours sur l'histoire universelle


Há alguns anos comprei um exemplar do Discours sur l'Histoire Universelle, do erudito e orador contemporâneo de Luís XIV, Jacques Bossuet (1627-1704). A edição é de 1875 e, conforme escrito na sobrecapa, foi adquirida em 1888 no Rio de Janeiro por um certo Sr.Cezário Soares Pinto.

O volume está bem conservado para os mais de 140 anos de idade e tê-lo em mãos é, por si, motivo de satisfação. Chega a ser difícil acreditar que o exemplar é da época em que o Brasil vivia o Segundo Reinado. A Guerra do Paraguai havia terminado recentemente, surgiam revoltas contra a imposição do sistema decimal e a Lei Áurea ainda nem havia sido promulgada.

O texto é entremeado por gravuras feitas a partir de telas célebres de Poussin, David, e de outros artistas que se tornariam menos conhecidos, como Eustache Le Sueur, Pierre Subleyras, Ary Scheffer e Pierre Gustave Eugene Staal. A qualidade da impressão é primorosa, o que justifica o antigo hábito de se destacá-las para embelezar paredes, protegidas por vidro e moldura. Mas graças ao zelo do Sr.Cezário, as gravuras do exemplar permanecem no lugar onde sempre estiveram.

"Dieu avait introduit l'homme dans le monde, où, de quelque côté qu'il tournât les yeux, la sagesse du Créateur reluisoit dans la grandeur, dans la richesse et dans la disposition d'un si bel ouvrage (...)", escreve o autor no capítulo XXV.

O preço dessa história?

Um Real.

Eis o conjunto de gravuras:





Nenhum comentário: